quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Depósito de crianças...
Para a grande maioria dos pais o infantário é um depósito de crianças.
A base da educação é dada em casa, o infantário é um complemento à mesma.
Os pais demitem-se da sua função: educar. Para a maioria dos pais, as crianças estão em 2º lugar. Primeiro está o trabalho, o lazer, o futebol, as novelas... e só depois vem as crianças. Pensam que lá porque estão no infantário já vêm educadas, como robôs programados a sair de uma linha de produção qualquer... Cada vez dispensam menos tempo com o acto de brincar, conversar, passear. A vida é automatizada.
A criança só é importante quando se a exibe aos amigos, como se fosse um animal de estimação, que sabe fazer uns truques divertidos e faz rir toda a gente... No fim é posta na "caixa", para não se estragar, e lavada para casa. Chegados a casa, põem a criança à frente da televisão a ver um filme e dizem: "o pai já vem", mas na cabeça deles o que pensam é: "fica aí, não chateies porque o pai tem mais que fazer".
Deveria haver um curso ou formação para ensinar a ser pai. Nem toda a gente tem a capacidade para educar. Há pais que deveriam ser proibidos de exercer essa função.
Há uns dias vi uma situação surreal: uma mãe com 2 crianças no carro, uma de 8 anos e outra de 4 aproximadamente, a fumar no interior do carro com cerca de 5 cm de vidro aberto. Isto é um atentado à saúde das crianças. Na minha opinião é crime! Esta mãe deveria perder a custódia dos filhos por uns dias para aprender a ser mãe.
Os pais deveriam ter um BI que atestasse as suas capacidades para exercerem essa função e seria renovado anualmente.
Não sou um pai perfeito, mas esforço-me. Estou atento à minha filha.
Não estou com isto a dizer que os pais têm de ser perfeitos, porque era mau se o fossem, mas devem aprender com os erros.
Não se esqueçam: quando formos idosos vamos ser tratados, pelos nossos filhos, da mesma maneira que os tratamos em crianças!
Eduquem-se para poder educar!
A base da educação é dada em casa, o infantário é um complemento à mesma.
Os pais demitem-se da sua função: educar. Para a maioria dos pais, as crianças estão em 2º lugar. Primeiro está o trabalho, o lazer, o futebol, as novelas... e só depois vem as crianças. Pensam que lá porque estão no infantário já vêm educadas, como robôs programados a sair de uma linha de produção qualquer... Cada vez dispensam menos tempo com o acto de brincar, conversar, passear. A vida é automatizada.
A criança só é importante quando se a exibe aos amigos, como se fosse um animal de estimação, que sabe fazer uns truques divertidos e faz rir toda a gente... No fim é posta na "caixa", para não se estragar, e lavada para casa. Chegados a casa, põem a criança à frente da televisão a ver um filme e dizem: "o pai já vem", mas na cabeça deles o que pensam é: "fica aí, não chateies porque o pai tem mais que fazer".
Deveria haver um curso ou formação para ensinar a ser pai. Nem toda a gente tem a capacidade para educar. Há pais que deveriam ser proibidos de exercer essa função.
Há uns dias vi uma situação surreal: uma mãe com 2 crianças no carro, uma de 8 anos e outra de 4 aproximadamente, a fumar no interior do carro com cerca de 5 cm de vidro aberto. Isto é um atentado à saúde das crianças. Na minha opinião é crime! Esta mãe deveria perder a custódia dos filhos por uns dias para aprender a ser mãe.
Os pais deveriam ter um BI que atestasse as suas capacidades para exercerem essa função e seria renovado anualmente.
Não sou um pai perfeito, mas esforço-me. Estou atento à minha filha.
Não estou com isto a dizer que os pais têm de ser perfeitos, porque era mau se o fossem, mas devem aprender com os erros.
Não se esqueçam: quando formos idosos vamos ser tratados, pelos nossos filhos, da mesma maneira que os tratamos em crianças!
Eduquem-se para poder educar!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Ola, penso que este blog poderá ser bastante útil quer para os pais mas principalmente para os que estão a pensar ser pais em breve. O exemplo de um pai moderno empenhado na educação.
ResponderEliminarlee
Olá. Infelizmente o que propões não é possivel. Era muito bom que as pessoas acordassem para a vida. O pré-escolar é encarado em muitos países como a base da educação.Porquê que os protugueses andam sempre distraídos? Ainda não repararam que os miúdos que andam em bons colégios adquirem conhecimentos que estão inatingiveis para os filhos de pais distraídos?
ResponderEliminarNão perceberam ainda?
Felizmente vivo uma realidade oposta a esta. Convivo diariamente com pais que encaram a educação como algo essencial para as crianças. O maior investimento destes pais em vez de ser um BMW, um mercedes ou umas férias de sonho é a educação de um filho!Fundamental para um futuro prospero.
Infantário? deposito de crianças para muitos, e uma rampa de lançamento para poucos...
ola , vai ver o filme : VISTA PELA ULTIMA VEZ e depois falamos sobre este interesante assunto .
ResponderEliminarDorsai
nao concordo desculpa
ResponderEliminar