Bem vindos ao meu Blog.

Este Blog é uma espécie de desabafo das minhas preocupações, revoltas e frustrações sobre a arquitectura, sociedade, politica, religião e tudo o resto….

Vão ler aqui afirmações polémicas, radicais e muito controversas, mas respeitadoras da liberdade de expressão.

É um Blog aberto a todas a tendências politicas e religiosas, não descrimino nenhuma opinião, por muito conservadora ou vanguardista que seja.

Estou numa fase da minha vida onde certas coisas atingiram o meu limite, as mesmas primam pelo “mau” senso e pelo desrespeito pela sociedade. Vou expô-las e critica-las abertamente sem restrições. Por isso mesmo peço que façam o mesmo em relação aos comentários que façam ás minhas afirmações.

Obrigado e divirtam-se.

domingo, 25 de outubro de 2009

A hipocrisia da Igreja Católica

Vários representantes da Igreja Católica Portuguesa insurgiram-se contra as declarações de Saramago na apresentação do seu livro Caim.
Acusaram-no de fazer uma interpretação literalísta da Bíblia.
A Igreja durante muitos séculos fez essa mesma interpretação para que, através do medo, o povo temesse Deus e não O questionasse para melhor o compreender.
Como é que podemos acreditar na Bíblia se a mesma não foi escrita por Deus?
A Bíblia foi escrita por uma série de pessoas que ao longo dos anos retrataram os acontecimentos da maneira que mais lhes interessavam.
Se muitas passagens da Bíblia são contos, alegorias... posso por em causa a própria existência de um homem chamado Jesus Cristo que fez uma série de milagres. Essas passagens também podem ser contos ou alegorias.
É justo que um livro de contos ou ficção seja considerado Sagrado?
A Bíblia tal como a conhecemos será mesmo a verdadeira Bíblia?
A Igreja Católica cometeu atrocidades ao longo dos anos, como as cruzadas a caça às bruxas..., em nome de Deus, tendo como base a Bíblia. Eram esses os pressupostos de Deus? Será que Deus queria ser respeitado e compreendido através do medo?
Nos dias de hoje esses actos podem ser comparados ao que faz a Al-Qaeda, a única diferença está nas armas. A Igreja com espadas e a Al-Qaeda com bombas. Em nome de um Deus.
Ainda estamos num país livre onde podemos, tendo em conta o respeito e a ética, criticar aquilo que queremos. A Igreja tem de respeitar essas criticas e não se insurgir contra essas pessoas como se fosses hereges e quisessem destruir a própria Igreja.
A sociedade evolui pondo-se em causa e pondo em causa os seus pressupostos.
Em todas as áreas da sociedade existem "podres", a diferença é que na sociedade civil, bem ou mal, são julgados e na Igreja são ocultados, e acredito que muitas vezes são considerados necessários em nome de uma doutrina.
A Igreja Católica devia fazer uma autocrítica sobre o papel que está a desempenhar na sociedade.

6 comentários:

  1. e ainda por cima a biblia tem poucas GAJAS!!

    ResponderEliminar
  2. é o que eu digo... há 3 temas que dão discussão durante muuutio tempo: futebol, política e religião... ;)

    ResponderEliminar
  3. a biblia tem muitas páginas, dá mt k fazer, é pesada e não tem imagens.

    ResponderEliminar
  4. acho que o problema é mesmo o ser humano..complica tudo...

    ResponderEliminar
  5. Oi Jorge. Concordo com a Diana Godinho e contigo.

    Realmente, nós somos tão falhos que isso reflete nas instituições que criamos ou gerimos. Não creio que a igreja tenha sido inventada pelo homem, mas, com certeza, ela foi modificada por ele.

    Se você ler a partir do Primeiro(Antigo) Testamento, verá que a igreja foi instituída por Deus com muitos ritos e regras, mas tudo aquilo mostrava o quanto somos falhos e o quanto precisamos de uma salvação. Grande parte do Primeiro Testamento era uma representação do Cristo(Messias ou Ungido). Por isso, a vinda dEle foi algo tão marcante para o mundo, pois era o cumprimento de centenas de profecias (da Palavra), ou seja, era o próprio Verbo: "A Palavra em ação". O Cristo é o caminho para se relacionar novamente com Deus, de maneira que eles(o Cristo e Deus) são só "um".

    Não deixes que tua descrença JUSTIFICADA nas instituições te afastem dEle. Ele não é um mito meu caro. Eu falo um pouco mais na Bíblia e em Deus no meu blog. No mais, continue sempre sendo este ser crítico, e exercite o teu coração. Não existe igreja perfeita, mas, sim, um Deus perfeito e santo, que é Espírito e não se prende em tradições humanas.

    Abraços!

    ResponderEliminar